Skip Navigation LinksInício > Adesão
Adesão aos Serviços Online

Termos e Condições

 Condições Gerais do Serviço On-line

 As condições gerais a seguir apresentadas definem o compromisso que o Município de Leiria e o requerente estabelecem para a utilização do serviço on-line autenticado.
A utilização deste serviço implica a aceitação e aplicação dessas condições por parte do requerente.

 
Objecto

 O serviço on-line tem por objeto disponibilizar um conjunto de serviços eletrónicos próprios, nomeadamente, a submissão de requerimentos e a consulta de informações.

 Adesão

 A adesão ao serviço em apreço pelo requerente/utilizador pode ser efetuada mediante uma das seguintes formas:

  1. Online, através de autenticação com o Cartão de Cidadão, sendo dispensada a entrega dos documentos referidos no ponto seguinte;
  2. Online, procedendo, posteriormente, à entregar dos necessários documentos no Balcão Único de Atendimento;
  3. No Balcão Único de Atendimento, através da subscrição do serviço.

Caso a adesão seja realizada nos termos previstos nas alíneas b) e c), o requerente/utilizador deve, para validação, apresentar no Balcão Único de Atendimento cópia dos seguintes documentos:

  1. Pessoa singular

    - Bilhete de identidade e cartão de contribuinte ou cartão de cidadão;

    - Comprovativo de morada.

  2. Representante de pessoa singular

    - Bilhete de identidade e cartão de contribuinte ou cartão de cidadão do requerente;  

    - Comprovativo de morada do requerente;

    - Bilhete de identidade ou cartão de cidadão do representante;

    - Procuração emitida pelo requerente.

  3. Pessoa coletiva

            - Cartão de pessoa coletiva;

            - Código da certidão permanente ou certidão da conservatória do registo comercial;

            - Bilhete de identidade e cartão de contribuinte ou cartão de cidadão dos representantes legais da pessoa coletiva;

            - Procuração, se a adesão for solicitada por procurador da requerente, devendo este apresentar os respetivos documentos de identificação;

            - Comprovativo da sede.

 Número de adesão e palavra-chave

 Após o ato de adesão ao serviço e a validação dos dados por parte dos serviços do Município de Leiria, o utilizador receberá um e-mail ou carta, com a indicação do seu número de adesão e a palavra-chave, os quais são pessoais e intransmissíveis e lhe permitirão aceder à área reservada do serviço em apreço.

O utilizador é responsável pela utilização da informação prestada no âmbito do serviço on-line e pela atualização da informação pessoal constante do registo de adesão.

 Confidencialidade da chave de acesso

 O utilizador é responsável pela manutenção da confidencialidade da chave de acesso ao serviço e obriga-se a prevenir o seu uso por terceiros, assumindo todos os efeitos decorrentes da utilização do serviço por partes destes.

 A consulta de dados e informações efetuada através deste serviço presume-se realizada pelo utilizador, declinando o Município de Leiria qualquer responsabilidade decorrente da utilização abusiva ou fraudulenta das informações daquela obtidas.

O serviço on-line possui os adequados níveis de segurança. Contudo, o Município não é responsável pelos prejuízos provenientes de erros de transmissão e de deficiências técnicas ou derivados de interferências ou interceções ilegítimas que ocorram nos sistemas de comunicação e redes informáticas utilizados.

  Suspensão de acesso

 O Município de Leiria reserva-se o direito de suspender ou fazer cessar o acesso ao serviço, assim como de solicitar a confirmação de qualquer informação fornecida pelo utilizador.

A suspensão pode ser realizada nos seguintes casos:

a) Quando o utilizador não utilize o serviço por um período superior a 12 meses;

b) Quando, na mesma sessão, o utilizador efetue 3 tentativas consecutivas de introdução incorreta da chave de acesso;

c) Quando o utilizador preste informações falsas no momento de adesão ou posteriormente;

d) Quando o utilizador viole as condições gerais ora estabelecidas ou nos casos em que a sua conduta de utilização possa ser danosa.

Caso o acesso ao serviço seja suspenso, o utilizador pode efetuar novo pedido de acesso, o qual será objeto de apreciação pelos serviços do Município de Leiria.

 Consulta de informações

 O utilizador tem o direito de aceder aos elementos a si referentes, constantes das bases de dados referidas no número anterior, assim como de exigir a sua atualização ou retificação, bem como a eliminação dos seus dados das mesmas, sendo que esta última exigência determinará a cessação do serviço.

 Submissão de pedidos

 Os elementos e informações transmitidos e a requisição de serviços solicitados pelo utilizador, através do serviço on-line, gozarão de plenos efeitos jurídicos, não podendo o utilizador alegar qualquer falta para cumprimento das obrigações assumidas por esta via.

Sem prejuízo do cumprimento das disposições legais sobre esta matéria, o utilizador autoriza o Município de Leiria a proceder ao tratamento informático dos dados fornecidos no ato de registo e adesão ao serviço on-line ou que, posteriormente, venha a fornecer, podendo estes dados ser utilizados para efeitos de comunicação de informação e estatística.

A informação prestada no âmbito do serviço on-line é propriedade do Município de Leiria, enquanto entidade que disponibiliza este serviço, comprometendo-se o utilizador a não infringir, qualquer que seja o meio empregue, tal direito.

 Validação de pedidos

 A requisição de serviços solicitada pelo utilizador está sujeita a uma validação prévia, pelos serviços municipais.

As requisições serão invalidadas se o formulário escolhido não for o adequado para a pretensão, o pagamento não for efectuado dentro do prazo limite, formulário submetido em duplicado e outra situação que cause dificuldade no encaminhamento do pedido.

A invalidação do pedido é comunicada por email ao requerente, com indicação do motivo.

A validação efetuada apenas confere os critérios de aceitação e entrada do pedido, estando este posteriormente sujeito à análise pelo gestor de processo.

 Acompanhamento de pedidos

 O requerente pode consultar o estado do seu pedido e os documentos associados, enquanto a tramitação decorrer e depois de concluída a solicitação.

 Duração do serviço

 O serviço on-line é um serviço prestado por prazo indeterminado, podendo cessar mediante simples comunicação ao utilizador.

O Município de Leiria pode alterar as condições do serviço em apreço, mediante aviso prévio e após divulgação no seu na internet, em www.cm-leiria.pt :

  1. Caso o utilizador não se pronuncie sobre as alterações efetuadas, no prazo de 10 dias úteis, presume-se a aceitação das mesmas;
  2. Se o utilizador não aceitar as alterações, deve proceder ao pedido de cancelamento do seu registo.

 O serviço online está implementado num sítio registado, da responsabilidade do Município de Leiria, com sede no Largo da República, 2414-006 Leiria, pessoa coletiva n.º 505181266.

 O Presidente de Câmara Municipal


Aceito os termos e condições 

Dados Pessoais do Municipe

Está com dificuldades em executar esta operação?

Poderá fazer um diagnóstico sobre a configuração do seu sistema aqui.


Preencha os dados do formulário. Caso possua um leitor de Cartão de Cidadão, poderá fazê-lo automaticamente pressionando o seguinte botão:
** N.º Contribuinte
* Nome
 
* Morada
 
* Código Postal * Localidade
  -     
* Email
 
** Telefone ** Telemóvel
 
Profissão  
 
Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão

* Número * Arquivo
   
Estado Civil Data de Nascimento
select
RadDatePicker
Open the calendar popup.
 
Data do Bilhete de Identidade Validade do Bilhete de Identidade
RadDatePicker
Open the calendar popup.
 
RadDatePicker
Open the calendar popup.
 
Filiação Pai Filiação Mãe
Residência

* Freguesia * Concelho
   
* Distrito
 
Naturalidade

Freguesia Concelho
   
Distrito
 

(*) Campo de preenchimento obrigatório! (**) Preencher pelo menos um dos campos assinalados!